Notícias do Hóquei

O campeão voltou!

Ninguém sabe melhor o que é ser campeão brasileiro de hóquei sobre a grama do que o Germânia. Dono dos títulos de 1998, 2000, 2001, 2002, 2003, 2009, e agora, 2016, o time da Gávea sagrou o título de heptacampeão brasileiro após vitória nos shootouts contra o clássico rival Rio Hockey. O empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, com gols de Pedro Fortes e Willy Schickendantz para os germanhockey’s e dois de Joaquin Lopez para o Rio Hockey, levou a partida para os shootouts. Aí, brilhou a estrela do goleiro Victor Franco que não tomou um gol sequer e garantiu a vitória para os seus companheiros. Além da medalha de ouro, o atacante argentino Guillermo Schickendantz ganhou o prêmio de artilheiro do campeonato com 18 gols em 7 jogos.

Mais cedo, na disputa pelo bronze, o Florianópolis derrotou o Macau também nos shootouts, após empate em 1 a 1. Uma série de cobranças dramática que terminou em 5 a 4 para equipe catarinense já na série alternada de morte súbita. A equipe do Florianópolis teve ainda o atacante Lucas Paixão eleito como o melhor jogador do torneio.

Também definido em morte súbita nos shootouts foi o confronto entre Desterro e Carioca. Após estar vencendo por 3 a 1, a equipe catarinense sofreu o empate nos dois minutos finais da partida. Se por um momento o 5º lugar ficou ameaçado, o goleiro Daniel Tatara fez questão de garantir a vitória para os catarinenses defendendo 6 das 7 cobranças de shootouts. O goleiro carioca Thiago “Taffa” Bomfim, eleito o melhor da competição, não fez por menos, levou apenas dois gols durante a disputa, mas não foi o suficiente e sua equipe acabou na sexta colocação do campeonato.

No primeiro confronto do dia, o Grêmio Interlagos derrotou o Província de São Pedro por 3 a 0 com gols de José Weverton (2) e Frans Sousa. A equipe paulista terminou o campeonato na 7ª colocação e o Província de São Pedro na 8ª. O Campeonato Brasileiro de Hóquei Masculino de 2016 ficou, então, com a seguinte classificação final:

1º – Sociedade Germânia
2º – Rio Hockey Club
3º – Florianópolis Hóquei Clube
4º – Macau Esporte Clube
5º – Hóquei Clube Desterro
6º – Carioca Hóquei Clube
7º – Grêmio Interlagos
8º – Província de São Pedro
9º – Deodoro Hóquei Clube