A Federação Internacional de Hóquei anuncia Tayyab Ikram como o novo Presidente
No último sábado (5), Tayyab Ikram (MAC) foi eleito como o 13º Presidente da Federação Internacional de Hóquei (FIH), no 48º Congresso da FIH. As Associações Nacionais apresentaram 126 votos, e Tayyab Ikram obteve mais das metades dos votos, recebendo cerca de 79 votos. O novo Presidente da FIH terá um mandato com duração de dois anos, para completar o mandato do Presidente anterior, Dr. Narinder Dhruv Batra, que renunciou no dia 18 de julho desse ano.
Em entrevista para a FIH, o novo Presidente relatou: “O hóquei é minha paixão, o hóquei mudou minha vida e sou grato ao hóquei e à família do hóquei por isso. Expresso minha gratidão a todos vocês pela confiança que me deram hoje. Prometo a vocês que levarei a mensagem de solidariedade e reunirei a FIH”
Maureen Craig-Rousseau e Elizabeth Safoa King foram reeleitos para o Conselho Executivo da FIH (EB), enquanto Hiroya Anzai, Piotr Wilkonski e Deon Morgan foram eleitos pela primeira vez como membros do FIH EB. O mandato de Deon Morgan será de dois anos, para completar os dois anos restantes do mandato de Tayyab Ikram. Os mandatos dos membros do CE que foram eleitos e reeleitos vão até o Congresso da FIH de 2026.
Ainda no Congresso, outras decisões foram tomadas, além do anúncio do Prêmio Honorário, cedido a pessoas que contribuíram para o esporte, confira:
O Congresso aprovou a candidatura da Federação Indonésia de Hóquei “PP FHI” – que é apoiada pelo Comitê Olímpico da Indonésia e pelos órgãos nacionais de esportes da República da Indonésia – como membro pleno da FIH. O pedido segue a transferência de associação entre a Associação de Hóquei da Indonésia “PHSI” (antigo órgão nacional de hóquei) e a Federação de Hóquei da Indonésia (agora membro da FIH) que foi aprovada pelo Conselho Executivo da FIH no dia 4 de outubro de 2022.
Prêmios do Presidente da FIH:
Gill Gemming (NZL): educadora, treinadora, administradora e oficial, a presidente e membro dos Comitês de Educação e Desenvolvimento da OHF e da FIH comprometeu sua vida com o crescimento e desenvolvimento do hóquei e seu povo
Chaiyapak Siriwat (THA): o vice-presidente da Federação Asiática de Hóquei e Presidente da Federação Tailandesa de Hóquei teve uma carreira ilustre em gestão esportiva, especialmente quando se trata de gestão de eventos
Marissa Langeni (RSA): como CEO da South African Hockey Association durante quase 15 anos, desempenhou um papel fundamental na promoção do esporte na África do Sul e além
Margaret Hunnaball (ENG): uma das principais gerentes de árbitros do mundo, tomou inúmeras iniciativas para o desenvolvimento da arbitragem, bem como da proteção, e é mentora de jovens oficiais
Willard Harris (TRI): o presidente dos Comitês de Competições da FIH e da PAHF está associado à comunidade de hóquei há 50 anos e realizou vários seminários compartilhando suas experiências com muitos dos oficiais que agora atuam internacionalmente
Shiraz Ali Yakub (KEN): o Árbitro da FIH e Gerente de Árbitros do Quênia – também ex-membro do Conselho Executivo da Federação Africana de Hóquei – esteve envolvido com sucesso em uma ampla gama de eventos, desde seu país natal até o cenário global
Elena Norman (AUS): o CEO da Hockey India está desempenhando um papel de destaque na promoção e desenvolvimento do hóquei na Índia, bem como em todo o mundo, através dos inúmeros eventos mundiais que o país tem sediado
Prêmios Honorários da FIH:
Troféu Pablo Negre: concedido à Federação Francesa de Hóquei pela ênfase em sua governança em tornar o hóquei mais inclusivo, mais sustentável e mais acessível.
Prêmio Theo Ykema: concedido à Associação de Hóquei de Uganda por suas grandes iniciativas para desenvolver o hóquei no país.
Prêmio HRH Sultan Azlan Shah: concedido a Tornike Tevdoradze (GEO) por todas as suas atividades para cultivar o hóquei na Geórgia.
Prêmio Etienne Glichitch: concedido a Gino Schilders (NED), em reconhecimento à sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento do hóquei, em particular para a Federação Tcheca de Hóquei nos últimos 25 anos.
Troféu Memorial Guust Lathouwers: concedido a Miao Lin (CHN) por suas realizações e comprometimento que inspiraram muitos árbitros asiáticos.
Troféu Super Fair Play René G. Frank: concedido à seleção do Cazaquistão por todo o apoio que prestam a outros países, Tajiquistão e Quirguistão em particular.
Ordem de Mérito: Dr. Michael Green (GER), Shahbaz Ahmad (PAK) e Sarinder Dillon (UK) pela dedicação e compromisso com o hóquei.
Diploma de Mérito: concedido a Subahan bin Kamal (MAS) pela contribuição significativa para o desenvolvimento e avanço do hóquei na Malásia.
Para conferir mais informações oficiais do Congresso da FIH, acesse o site oficial.