Amistosos na Europa agitam pré temporada para o Pan Americano
Atletas do hóquei sobre grama que se destacam podem estar entre os nomes da lista oficial para Santiago
O momento para seleção masculina de hóquei sobre grama é de muito treino, disputa e expectativa. Há quase 2 meses do Pan Americano, os atletas brasileiros têm colocado suas habilidades em campo na Europa. Com base em Breda, na Holanda, os pré-convocados seguem uma rotina de treinamentos e jogos amistosos também com equipes da Bélgica e Alemanha.
Na atuação contra os adversários, a equipe passa pelo crivo do treinador Cláudio Rocha, que aproveita a oportunidade para colocar em prática a estratégia de testar os atletas em diferentes posições. “Os jogos têm sido de alto nível contra adversários que colocam uma intensidade de jogo parecida ou até maior da que vamos encontrar nos Jogos Pan Americanos. Estamos conseguindo somar com a seleção, o que aumenta a experiência e ritmo de jogo dos atletas”, afirma Cláudio. Pelo menos 3 atletas têm se destacado pelo desempenho, de acordo com o treinador. Com a performance em desenvolvimento, Adam Imer, Arthur Giro e Matheus Borges podem estar entre os 18 nomes da lista oficial, sendo 2 reservas, para representar o hóquei sobre grama nos Jogos Pan Americanos.
Em meio ao cenário de competição, a seleção brasileira almeja conquistar sua primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos. No Pan de 2015, o Brasil ficou próximo do objetivo, porém garantiu a quarta colocação ao ser derrotado pela seleção chilena na disputa pelo bronze. Para o treinador, a expectativa para Santiago, não poderia ser diferente ” A meta é conseguir ficar entre os dois primeiros do nosso grupo para poder sonhar com uma medalha pan americana. Com o bom andamento dos treinos e jogos da seleção, a expectativa para alcançar esse objetivo tem sido muito boa, apesar de saber que será bem difícil”. No Pan de Santiago, a expectativa também é pela vaga nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França.
A equipe masculina de hóquei sobre grama retorna ao Brasil dia 1º de setembro. A fase na Europa é a última antes da definição dos atletas selecionados para os Jogos Pan-Americanos. A lista oficial será divulgada no dia 16 de setembro.
A preparação dos atletas para a maior competição esportiva do continente americano é considerada relevante para o hóquei brasileiro. Ao todo são 26 jogos, 13 no Chile entre maio e junho , 7 na Holanda/Bélgica, 6 amistosos, sendo 2 nos treinos oficiais.