Bruno Mendonça se candidata a vaga na Comissão de Atletas do COB
Na última terça-feira, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou, no seu sítio oficial, a lista dos pré-candidatos para a nova formação da Comissão de Atletas do COB (CACOB), cuja eleição ocorrerá no final deste mês.
No total, 72 atletas apresentaram candidatura e as inscrições ainda passarão por uma segunda validação, conforme previsto np Estatuto do COB e no Manual de Eleição da CACOB.
O atleta Bruno da Silveira Mendonça foi o único atleta do Hóquei sobre a Grama a se candidatar para uma das vagas da CACOB. Atualmente, Bruno Mendonça, que no ano passado foi eleito para a Comissão de Atletas da CBHG, faz parte da Comissão de Atletas do COB (pois foi eleito em 2016) e tenta, este ano, a reeleição.
Atletas olímpicos como Hortência, Arthur Zanetti e Thiago Pereira, também apresentaram candidatura e vão participar da eleição deste ano.
No ciclo 2021-24, a Comissão de Atletas do COB terá 25 (vinte e cinco) atletas, com 19 (dezenove) deles podendo votar nas Assembleias do COB. A votação será do meio-dia de 24 de agosto às 17h do dia 28 de agosto.
Serão eleitos 21 atletas olímpicos que tenham participado de alguma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (Sochi 2014 e PyeongChang 2018) ou de Verão (Londres 2012 e Rio 2016). Nesse ponto, haverá um recorte para garantir a equidade de gênero na Comissão já que serão eleitos os 10 homens e 10 mulheres mais votados, além do campeão de votos. Também serão escolhidos outros quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a 2012. O limite máximo é de dois atletas por esporte.
Estão aptos a votar todos os atletas olímpicos que tenham participado de uma ou mais das duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (2014 e 2018) ou de Verão (2012 e 2016) imediatamente anteriores à eleição estão aptos a votar. Cada um terá, obrigatoriamente, três votos: um em um candidato do sexo feminino e outro em um candidato do sexo masculino, para eleger o atleta olímpico que tenha participado de uma ou mais das duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (2014 e 2018) ou de Verão (2012 e 2016); e um voto para eleger um atleta olímpico que tenha participado exclusivamente de Jogos Olímpicos anteriores a 2012.