Carioca e Florianópolis decidirão o Brasileirão 2018.
Quem esteve presente no Centro de Treinamento de Hóquei da UFRJ, na Ilha do Fundão, neste sábado, não se arrependeu. Foram 4 jogos de muito hóquei bem jogado.
No primeiro jogo da manhã, Germania e Deodoro abriram os trabalhos. O time da Gávea trouxe um elenco mesclando a experiência de Leonardo Lemos, treinador da equipe, que hoje esteve em campo e a juventude de alguns meninos da base, como João Buzzato.
A estratégia deu certo e apesar do bom volume de jogo apresentado pela equipe do Deodoro, o Germania venceu a partida por 5×0, com gols de Rodrigo Steimbach(2), Pedro Fortes(2) e João Paulo Dias.
Logo em seguida foi a vez de Macau e São José. Uma partida onde o físico e a disposição dos meninos de São José foram destaques.
A equipe que joga seu primeiro campeonato adulto não se mostrou abatida por ter tropeçado nas quartas de final e vieram com seu principal elenco pra partida. Mesmo assim não conseguiram suportar a ofensiva da equipe alviverde do Macau, que logo no primeiro quarto abriu o placar com Lucas Venâncio.
No início do segundo quarto, Augusto de Paula ampliou pra Macau e Guilherme Ramos fechou a conta e fez Macau 3×0 São José, levando o Macau a disputa de Quinto e Sexto amanhã, contra o Germania.
Na parte da tarde, as 13:30hs a tão esperada primeira semifinal começava. O Carioca queria voltar a uma decisão, depois da derrota em 2015 e o Desterro queria voltar a disputa do título depois de alguns anos de fora.
A partida começou com muito estudo entre as equipes, com maior posse de bola pra equipe do Carioca no primeiro quarto.
Já no segundo quarto o Carioca abriu o placar com Matheus Borges, em jogada de Short Corner, o que não significou certo controle no jogo, já que o Desterro liderado por seus tão jovens atletas impôs uma grande pressão e passou a infiltrar com bastante perigo na área do Carioca e criar ótimas chances pelas linhas do campo.
Apesar da pressão imponente do Desterro, a zaga carioca conseguiu suportar e aproveitar os contra ataques. Através de um deles, já no último quarto, eles conseguiram um Short Corner e Matheus Borges fez o segundo dele e do Carioca, dando a vitória pra equipe do Rio e garantindo o Carioca entre os dois melhores do Brasil mais uma vez.
As 15:30hs foi a vez do campeão de 2017, Rio Hockey, enfrentar a equipe do Florianópolis.
Depois de uma virada emocionante nas quartas de final sobre o Germania, a equipe do Rio Hockey entrava em campo em busca do bicampeonato. Entretanto, o adversário da vez era a equipe do Florianópolis.
Experiente em títulos e decisões, a equipe de Floripa começou o jogo estudando meticulosamente a equipe do Rio Hockey e aguardando momentos de desarme para contra-atacar com velocidade, sua principal característica.
Com muitas infiltrações pelos lados de campo, a equipe do Rio Hockey conseguiu vários Short Corners, porém nenhuma conversão em gol. Enquanto isso, a equipe do Floripa marcou no início do segundo tempo, em jogada de Short Corner, com Luis Felipe Reus e passou a administrar a partida e aguardar o erro do adversário pra definir o jogo.
Apesar do resultado desfavorável, a equipe do Rio procurava intensificar o volume de jogo e buscar chances com bolas na direção da área que pareciam não afetar a zaga do Floripa.
No fim das contas, vitória por 1×0 para a equipe do Floripa, que enfrentará o Carioca e reviverá a última final participou em 2015, onde foram campeões enfrentando a equipe do Rio.
Com a derrota, o Rio Hockey enfrenta o Desterro em busca do bronze.
Os jogos amanhã iniciam a partir das 08:30hs e caso você não esteja no Rio de Janeiro ou não possa ir até a Ilha do Fundão, você pode acompanhar todos os detalhes pelo nosso Twitter e Instagram @Brasil_Hoquei