Carreira de oficial técnico amplia oportunidades no hóquei
A CBHG iniciou seu “Programa de Formação de Oficiais” no início deste ano. O programa iniciou com o módulo online do curso de oficiais técnicos. Dentre todos os temas abordados durante as aulas online escutávamos sempre as mesmas dúvidas com relação a carreira de oficial, as funções e quais papeis um oficial poderia desenvolver.
Pensando nessas questões resolvemos levantar o máximo de informações possíveis para que toda a comunidade do hóquei tenha conhecimento sobre a importância dessa carreira.
É provável que você nunca tenha tido a experiência ou saiba exatamente como é atuar como um oficial técnico, possivelmente já se perguntou o que eles fazem durante as partidas. A resposta dessas questões é simples e direta: muito mais do que apenas regular o tempo, controlar o placar e preencher súmulas.
O bom trabalho de um oficial técnico gera consequências diretas na vida dos árbitros e no bom controle da partida.
Existem diferentes papeis que podem ser desenvolvidos quando se inicia uma carreira como oficial técnico, e apesar da nomenclatura oficial utilizada ultimamente seja apenas a de “Oficial Técnico”, existem diferentes funções de atuação:
Juiz de Mesa
Quando se atua como juiz de mesa existem basicamente duas maneiras de contribuir para a partida: gerenciando o tempo e gerenciando a súmula da partida.
Para desenvolver um bom trabalho como juiz de mesa é imprescindível o trabalho de equipe adequado com o TO indicado para a partida. Gerenciando as súmulas o juiz de mesa é responsável em inserir o tempo correto das substituições dos jogadores, garantir o registro correto dos gols, além dos cartões e suas respectivas razões quando necessário.
É extremamente frustrante para um oficial técnico quando a importância do seu trabalho para o manejo da partida é menosprezado. O bom desempenho do oficial técnico é essencial para a boa condução de um torneio. Um único erro no gerenciamento do tempo e isso pode refletir e comprometer o resultado de uma partida.
Oficial Técnico (TO)
O TO da partida possui varias responsabilidades durante uma partida e você pode sempre notá-los à frente da mesa técnica e gerenciando os bancos das equipes. O TO da partida trabalha diretamente com os chefes de equipe, juízes e os árbitros para garantir que o jogo aconteça sem problemas.
As responsabilidades do TO da partida vão desde autorizar o retorno de jogadores suspensos por cartão, garantir que as substituições sejam feitas de maneira correta e no local adequado, se certificar que os chefes de equipes controlem seus bancos e sempre se certificar que os juízes estão mantendo o tempo correto e o placar atualizado.
Uma das principais características para uma boa atuação como TO é a habilidade de se comunicar de forma clara, facilitando uma melhor relação de trabalho com os chefes de equipe e com os árbitros da partida.
Diretor de Torneio (TD)
A função de diretor de torneio é de extrema importância e a função de maior responsabilidade em um torneio. É papel do diretor de torneio garantir que todas as equipes e todos os oficiais envolvidos naquele torneio sigam os regulamentos e as regras do hóquei. Todas as nomeações de oficiais e árbitros de partida são supervisionadas por eles. O TD é a principal ligação com a organização do evento. Há também um papel essencial de supervisionar cada jogo, lidando com quaisquer protestos ou violações do código de conduta.
O TD precisa ter um excelente entendimento das regras e regulamentos do torneio. É essencial desenvolver formas corretas e adequadas de comunicação, porque dentre as suas responsabilidades está a de fornecer más notícias e ter um TD acessível, justo e disposto a discutir questões, de preferência antes que se tornem um problema, garante um torneio agradável para todos os envolvidos.
Foto: CBHG/Laura Fragoso