CBHG adere ao Programa Esporte Seguro do COB
A Confederação Brasileira de Hóquei Sobre a Grama e Indoor (CBHG) firmou no último dia 8 de dezembro firmou o termo de adesão ao Programa Esporte Seguro, uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A cerimônia contou com a presença do presidente do COB, Paulo Wanderlei, e do presidente da CBHG, Bruno Patrício.
O Programa Esporte Seguro (PES) tem como objetivo principal fornecer suporte e subsídios a todas as organizações esportivas, assim como aquelas que se relacionam com o esporte, visando implementar ações efetivas e campanhas educativas sobre temas essenciais para a criação de uma cultura de segurança. O COB disponibiliza, de forma gratuita, conhecimento, informações, materiais de divulgação, treinamentos, cursos e incentiva a criação de canais de denúncia.
Ao assinar o termo de adesão, as organizações esportivas comprometem-se a implementar princípios gerais de segurança e a participar ativamente na construção de uma cultura de prevenção, reconhecimento e enfrentamento de situações adversas no ambiente esportivo, em conformidade com a legislação vigente, como violência física e psicológica, assédio moral, violência de gênero, negligência ou omissão, assédio sexual, abuso sexual, doping e manipulação de competições.
O compromisso assumido pela CBHG no Programa Esporte Seguro reflete o desejo de promover um ambiente seguro e acolhedor em toda a comunidade do hóquei, propiciando um ambiente onde todos possam desfrutar do esporte de maneira saudável e respeitosa. “Incluir a CBHG ao Programa Esporte Seguro do Comitê Olímpico do Brasil é uma iniciativa que demonstra nosso comprometimento com a integridade dos nossos atletas, reforçando nosso empenho em transformar o ambiente do hóquei, seja dentro ou fora de campo, em um espaço seguro. Valorizamos a parceria com o COB e estamos confiantes de que essa colaboração irá contribuir significativamente para o desenvolvimento saudável do nosso esporte.” disse o presidente da CBHG, Bruno Patrício.
Para o COB, a proteção de atletas e de todos os envolvidos com o esporte é uma missão constante, e a adesão da CBHG representa mais um passo importante na busca por um esporte mais seguro, transparente e ético.
A iniciativa reforça a ideia de que, quando se trata de prevenção e enfrentamento, não há que se medir esforços. O Programa Esporte Seguro é um aliado valioso nessa jornada pela integridade e segurança no cenário esportivo brasileiro.