CBHG e Olimpíadas Especiais Brasil firmam parceria para desenvolvimento do hóquei adaptado no país
O Presidente da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama, Bruno Patrício, esteve junto de representantes da CBHG, para uma reunião com a Diretora Executiva, Ana Paula Mendonça Soares e o Coordenador de Programas, Rafael Fiúza, da Olimpíadas Especiais Brasil, fundação responsável no Brasil da “Special Olympics Brazil”, responsável por promover o esporte para pessoas com deficiência intelectual ou física.
A reunião ocorreu na sede da organização, na Tijuca. Na ocasião, foi apresentado o trabalho de desenvolvimento do hóquei adaptado no Brasil pela CBHG, com o objetivo de promover a prática esportiva entre pessoas com deficiência intelectual. O foco se manteve na celebração de uma parceria estratégica para capacitar professores de educação física, fornecer materiais esportivos adaptados e convencionais, além de realizar oficinas e demonstrações.
A “Special Olympics” é um movimento global sem fins econômicos, que ajuda a melhorar a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais, assim como a vida de todos que as cercam, que por meio do treinamento esportivo e competições de qualidade.
Em março de 2019, mais de 7.000 atletas participaram dos Jogos Mundiais de Verão em Abu Dhabi, destacando a importância e o alcance das Olimpíadas Especiais. Recentemente, a Special Olympics International e a Federação Internacional de Hóquei (FIH) firmaram um Memorando de Entendimentos para promover a prática do hóquei adaptado em nível global.
Essa parceria entre CBHG e Olimpíadas Especiais Brasil, representa um passo significativo para ampliar a inclusão através do esporte no Brasil, alinhado com iniciativas globais de desenvolvimento esportivo inclusivo.