CBHG é top 10 no Ranking de Transparência
A Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG) foi bem avaliada no “Ranking de Transparência – Confederações Olímpicas Brasileiras de 2020”, realizado pela primeira vez por meio da parceria Gestão em Jogo – Liga de Administração Esportiva (LAE). A análise é totalmente independente e utilizou critérios definidos com o objetivo principal de identificar as melhores práticas de transparência e prestação de contas nas entidades que administram as modalidades olímpicas. A CBHG ficou em 7o lugar num total de 33 confederações esportivas avaliadas.
No ano de 2020, num ano cheio de desafios por conta da pandemia da Covid-19, a CBHG recebeu nota 9,2 no Programa Gestão, Ética e Transparência (GET), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), ficando no 14o lugar no ranking de 2020.
O levantamento realizado pela parceria Gestão em Jogo – Liga de Administração Esportiva (LAE) foi realizado por meio de análise dos portais oficiais das entidades e consistiu em verificar 09 (nove) itens considerados essenciais para a avaliação do nível de transparência e prestação de contas. A disponibilização de demonstrações contábeis, estatuto, cargos e salários, organograma, missão, visão e valores, facilidade no acesso à informação, competições, eleições e documentos oficiais no site foram os critérios adotados.
“Fiquei bastante contente com mais essa avaliação positiva, agora no Ranking de Transparência, o que reflete o avanço na governança e transparência que a CBHG tem promovido nos últimos anos”, comentou o Presidente da CBHG e do Conselho de Administração da CBHG, Bruno Patricio Oliveira. “Queremos evoluir ainda mais e estamos analisando os pontos que ainda podemos melhorar”.
O trabalho do Ranking da Transparência é coordenado pelo Professor Renan Barabanov e foi realizado por pesquisadores entre os dias 15 de outubro e 16 de dezembro de 2020. O Professor Renan Barabanov é Mestre e Doutorando em Ciências Contábeis e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Bacharel em Comunicação Social e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e Ciências Contábeis pela Fundação Santo André (FSA), e acumula passagens por empresas como Coca-Cola, Deloitte Auditoria, Editora Abril e Traffic Marketing Esportivo. Atua há mais de dez anos no segmento da educação e de cursos, treinamentos e palestras, com foco em governança e gestão esportiva em clubes de futebol profissional e é sócio da plataforma digital Gestão em Jogo.
O Ranking de Transparência das Confederações Olímpicas Brasileiras pode ser obtido no perfil da plataforma Gestão em Jogo no Instagram: GESTÃO EM JOGO!