CBHG lança projeto “Tacada do Futuro”
A Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG) anunciou hoje, junto às Federações Estaduais de Hóquei, a criação do projeto “Tacada do Futuro”, que tem como objetivo investir nas categorias de base do hóquei brasileiro, fomentar o esporte no país e elevar o nível dos principais atletas de base que irão representar o Brasil, no futuro, em competições internacionais.
De acordo com o projeto, será criada e organizada em cada estado em que o hóquei está presente no momento, um Centro de Treinamento de Hóquei, onde serão realizados treinamentos quinzenais.
O projeto é destinado aos atletas que possuem entre 15 e 18 anos de idade, do sexo masculino e feminino, e que são filiados a um clube filiado à sua respectiva federação estadual de hóquei. Os atletas da base com potencial e que irão participar dos treinamentos quinzenais serão escolhidos pelos condutores das atividades.
Também poderão participar do projeto atletas com idade próxima a essa faixa etária e que tenham potencial reconhecido pelos responsáveis técnicos do projeto.
O projeto “Tacada do Futuro” será coordenado e terá como responsável técnico o Treinador Cláudio Rocha, técnico da Seleção Brasileira Masculina de Hóquei que obteve a classificação olímpica do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2015 e que disputou os Jogos Olímpicos de 2016. Atletas das equipes nacionais adultas também participarão do projeto e conduzirão atividades técnicas junto aos atletas da base.
O primeiro Centro de Treinamento será criado e organizado no Rio de Janeiro, em parceria entre a CBHG e a Federação de Hóquei do Rio de Janeiro (FHERJ), e o treinamento será realizado no dia 02/09, no Centro de Treinamento de Hóquei da Escola de Educação Física da UFRJ, que fica na Ilha do Fundão, um dos legados deixados para o hóquei brasileiro pelos Jogos Olímpicos de 2016.
O projeto “Tacada do Futuro” tem como um dos principais objetivos formar equipes nacionais mais competitivas visando os próximos ciclos olímpicos e, em relação às categorias de base, a participação do Brasil na Copa Pan-Americana de Hóquei Sub-21, que será realizada em 2020.