COB disponibiliza 50 bolsas de estudos integrais a atletas olímpicos e pan-americanos
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quinta-feira que oferecerá 50 bolsas de estudos universitárias para cursos de graduação e pós-graduação a atletas do esporte nacional que tenham representado o país em Jogos Olímpicos e Jogos Pan-Americanos. Liderada pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), a ação é fruto de uma parceria com a Estácio. As inscrições estão abertas até o próximo dia 16 de julho.
– Todos nós sabemos que a carreira de um atleta de alto rendimento é curta e que, após a aposentadoria, ainda há uma longa trajetória a ser percorrida. O atleta moderno precisa entender que o desenvolvimento de habilidades não deve se limitar ao treinamento e ao campo de jogo. Uma formação de qualidade também é fundamental para seu sucesso como esportista e um diferencial no pós-carreira – diz Rogério Sampaio, diretor geral do COB e campeão olímpico de judô em Barcelona 1992.
Os atletas devem preencher os seguintes requisitos para pleitearem a bolsa: ser atleta de uma modalidade esportiva que integra o programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020 e Pequim 2022; ter participado como atleta de uma edição adulta dos Jogos Olímpicos ou dos Jogos Pan-americanos; estar vinculado à uma confederação filiada ao COB; atuar no alto rendimento; e ter a indicação de seu treinador ou clube de origem. Os atletas selecionados poderão escolher entre os diversos cursos oferecidos pela Estácio, nas modalidades de ensino presencial e a distância.
– O processo de seleção é simples. Acreditamos que ganhar uma bolsa de estudos é um grande benefício, e os atletas devem estar cientes da responsabilidade e do compromisso que estão firmando. Ao longo do curso, o IOB dará apoio e acompanhará o progresso acadêmico do atleta e, em contrapartida, o bolsista pode contribuir com o Movimento Olímpico por meio da participação em eventos promovidos pelas duas instituições, sempre no sentido de promover e difundir os valores do esporte, tais como: trabalho em equipe, resiliência, amizade e respeito – explica Soraya Carvalho, gerente do IOB.
Acesse a página do IOB, leia o edital e faça sua inscrição
Foto: Beto Noval/COB