Com mais de 150 jovens atletas envolvidos, CBHG comemora sucesso do projeto Tacada do Futuro em 2017
No segundo semestre de 2017, a Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG) lançou o projeto “Tacada do Futuro”, destinado à preparação e desenvolvimento de atletas brasileiros, com idade entre 15 e 18 anos, visando ao desenvolvimento e a preparação das seleções brasileiras de base, bem como a renovação das equipes nacionais adultas, nos próximos ciclos olímpicos.
Em 2017, as seletivas do “Tacada do Futuro” ocorreram em 04 (quatro) estados brasileiros: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No total, 156 (cento e cinquenta e seis) jovens atletas masculinos e femininos de clubes filiados às federações destes quatro estados participaram das seletivas organizadas, que contaram com a presença do coordenador do projeto, Cláudio Rocha, técnico da Seleção Masculina de Hóquei que disputou os Jogos Olímpicos de 2016.
Os atletas das seleções brasileiras adultas, Rodrigo Faustino, Paulo Roberto Júnior, Mayara Fedrizzi, Joaquín Lopez, Bruno Paes, Lucas Paixão, Bruno Mendonça, Matheus Borges, Marcos Pasin e Thiago Bomfim, participaram das seletivas, colaborando com as atividades e transmitindo um pouco dos conhecimentos e experiências adquiridos ao longo dos anos representando o Brasil em competições internacionais para os jovens atletas brasileiros.
Após as primeiras avaliações realizadas em 2017, foram selecionados 45 (quarenta e cinco) atletas masculinos e 36 (trinta e seis) atletas femininos de hóquei para participar da fase inicial do projeto. Ao longo deste ano, ocorrerão novas seletivas para avaliar a inclusão de novos atletas e a manutenção dos jogadores inicialmente selecionados nos treinamentos, que também contarão com a participação de Miguel Ferreira, assistente técnico da seleção feminina adulta e técnico da seleção feminina de base.
A quantidade de jovens atletas brasileiros que participaram da fase inicial do projeto e que sonham com a possibilidade de representar o Brasil superou as expectativas iniciais.
A CBHG agradece a participação dos atletas brasileiros no “Tacada do Futuro”, a participação dos atletas das seleções adultas e o apoio dos clubes e federações estaduais de hóquei.
Em 2018, serão definidas as datas e locais dos treinamentos técnicos e avaliações físicas do Tacada do Futuro. Acompanhe por aqui os próximos passos do projeto.