Desterro e Doze campeões do Hockey5s
Nem a chuva que caiu durante todo o último domingo (25) no Rio de Janeiro esfriou a disputa do Campeonato Brasileiro de Hockey5s. No segundo e derradeiro dia de competições, as equipes sub-15 e sub-18 entraram em campo na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ dispostas a brigar com todas as forças pelo título de campeão brasileiro da base.
sub15
No sub-15, Doze de Agosto confirmou o favoritismo e ampliou a vantagem sobre os adversários para garantir o título com uma marca impressionante de 5 vitórias em 5 jogos, 23 gols marcados e apenas 1 sofrido. Em segundo lugar ficou a equipe do Desterro, com 4 vitórias em 5 jogos, perdendo apenas para o campeão Doze. A equipe do Germânia garantiu a terceira posição com duas vitórias. Em quarto lugar ficou a equipe de São José, com 4 pontos. A equipe teve a chance de garantir o bronze, no último jogo do campeonato contra o Farroupilha, mas a derrota por 1 a 0, os manteve na quarta colocação. Também com 4 pontos, mas saldo inferior, a equipe do Deodoro garantiu a quinta colocação no campeonato. DMEL Farroupilha, do Rio Grande do Sul, encerra a tabela do sub-15.
Nas premiações individuais, o destaque ficou com o capitão da equipe do Clube Doze de Agosto, Vinícius Vaz. O camisa 10, além de faturar a artilharia isolada da competição com 12 gols, também foi eleito pelos treinadores e oficiais o melhor jogador do campeonato. O prêmio de melhor goleiro do torneio ficou para Thiago Quelhas, camisa 1 do Sociedade Germânia.
Sub18
A hegemonia catarinense não foi apenas no sub-15. No sub-18 os meninos do Hóquei Clube Desterro foram os campeões ganhando todos os jogos, marcando 20 gols e não sofrendo nenhum. A medalha de prata ficou com a equipe de São José, que obteve 9 pontos, e o bronze com o Província de São Pedro, com 6. Deodoro e Farroupilha ficaram na quarta e quinta colocação, respectivamente. As três equipes no pódio tanto do sub-15, quanto do sub-18 foram um reflexo dos resultados do Campeonato Brasileiro de Hóquei Indoor de 2016 realizado no primeiro semestre na cidade de Porto Alegre, o que reflete o bom trabalho de base desenvolvido pelas equipes que se mantiveram no topo.
Nas premiações individuais do sub-18, o camisa 3 do Desterro, Bryan Froelich, ficou com a artilharia com 6 gols, mas seguido de perto por um duo de camisas 10: Jessé Toscan, do Província, e Luan Cesar, do São José, ambos com 5 gols cada. O Enzo Melo, do Deodoro, foi eleito o melhor goleiro da competição e o zagueiro gaúcho Lucas Vos, do Província de São Pedro, o melhor jogador do torneio.
Confira abaixo, os resultados finais e algumas fotos do evento.