Notícias do Hóquei

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, seleções brasileiras treinam no palco olímpico brasileiro

Em meio a grande celebração do esporte mundial com as olimpíadas de Tóquio iniciando no Japão, as seleções brasileiras de hóquei treinam forte no Centro Olímpico de Hóquei.

Na última quarta-feira (21/07), a seleção masculina sub-21 e a seleção feminina adulta desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro com o mesmo propósito: se preparar.

A seleção masculina sub-21 tem como foco o Campeonato Pan Americano Junior, competição que classifica para a próxima Copa do Mundo Júnior, que acontecerá na Índia. Para os meninos brasileiros, basta um segundo lugar para entrarem para a história como o primeiro grupo a conquistar uma vaga no Mundial Júnior.

As expectativas para este campeonato são positivas e o trabalho feito até agora tem sido duro e constante. A equipe de base brasileira vem sendo acompanhada pela comissão técnica, visando esta competição, desde setembro de 2019. De lá pra cá, mesmo com todas as circunstâncias adversas por conta da pandemia, o grupo tem mantido uma rotina de treinos específicos selecionados pela comissão técnica. Ao todo, desde o início da preparação, a seleção sub-21 já soma cinco períodos de treinos no Rio de Janeiro em busca dessa vaga. O desfecho de toda esse esforço acontecerá a partir do dia 21 de agosto, com a estreia brasileira contra a seleção chilena, anfitriã da competição.

Além da seleção masculina sub-21, a seleção feminina tem um objetivo claro, com data e local já definidos: se sair bem no Pan Am Challenge, que acontece em setembro, no Peru, e com isso conquistar a vaga para a Copa Pan Americana de 2022, que será realizada no Chile.

A missão da seleção feminina segue o mesmo roteiro da seleção sub-21: um segundo lugar é o suficiente para conquistar a vaga, e o histórico brasileiro permite à nossas meninas metas mais ousadas. Na edição de 2015, disputada também no Peru, a seleção feminina ganhou sua primeira medalha de ouro internacional, e com esse resultado conquistou a vaga para a sua primeira participação em uma Copa Pan Americana.

Coincidentemente as seleções brasileiras treinam no Centro Olímpico de Hóquei em meio ao período de realização da maior festa do esporte, os Jogos Olímpicos, dessa vez no Japão. E nós esperamos que o contato direto com o mesmo local de tantas conquistas inéditas ocorridas em 2016 dê a nossas equipes estímulo e força para grandes conquistas nas próximas competições.

Leave a Reply