Edital 2022 do Bolsa Atleta é publicado
O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (28) o Edital de 2022 do Programa Bolsa Atleta.
Para participar do processo, o atleta deverá realizar sua inscrição exclusivamente pelo sistema digital do programa a partir da segunda-feira (31) até o dia 18 de fevereiro. O processo digital foi implementado a fim de facilitar as inscrições, evitando o envio de documentos pelos Correios. Além disso, o acompanhamento dos processos de análise e concessão do benefício também será feito através do ambiente virtual.
O Governo Federal ainda destaca que o ambiente virtual é totalmente seguro para que os atletas possam enviar documentos como declarações de clubes e de patrocinadores direto pelo sistema. É nele também que o candidato à bolsa preencherá o plano esportivo, acompanhará o andamento da análise da inscrição e verificará periodicamente a existência de pendências.
A publicação da lista de contemplados no novo edital do Bolsa Atleta está prevista para ocorrer na primeira quinzena de abril. Após a divulgação, o atleta pode, por meio do sistema, enviar os dados bancários e assinar o termo de adesão. É a partir da publicação da lista de contemplados no Diário Oficial da União que começa a contar o prazo de 10 dias para que os candidatos entrem com recursos.
Importante se atentar
Para ter acesso ao sistema do Bolsa Atleta, todos os candidatos elegíveis devem se cadastrar no portal único do Governo Federal. Com a senha criada, o atleta tem acesso ao sistema do programa, por meio da área de Inscrições da página do Bolsa Atleta no portal do Ministério da Cidadania. Assim, ele será direcionado ao portal de acesso dos sistemas, quando deverá clicar em “Entrar com gov.br” e inserir o CPF e a senha cadastrados. Já na área restrita, poderá efetuar a inscrição e enviar a documentação necessária.