Florianópolis é tri no indoor masculino.
Desde 2012 sem levantar o troféu no indoor masculino, o Florianópolis pôde finalmente soltar o grito da garganta neste domingo(8), após vencer a equipe paulista do Macau na final do Campeonato Brasileiro de Hóquei Indoor Masculino 2017. Os meninos do Floripa festejaram o tricampeonato conquistado na quadra do SESI-SP em Mogi das Cruzes aos gritos de “O campeão voltou!”. Outra equipe catarinense completou o pódio já que o Desterro venceu o Província na disputa pelo bronze.
Durante o fim de semana, o treinador da seleção brasileira, Claudio Rocha, e o preparador físico, Christian Quintão, foram a Mogi das Cruzes para avaliar os atletas e conversar com os jogadores visando a preparação para a Copa Pan Americana em Agosto nos Estados Unidos.
Na primeira partida do dia, Interlagos e Florianópolis fizeram a última partida da fase de grupos apenas para cumprir tabela, já que os confrontos de classificação já estavam definidos. Os líderes não tiveram problemas para vencer o Interlagos e aplicaram uma goleada de 11 a 1. A equipe paulista do Interlagos, no entanto, pode se redimir na disputa de 5º e 6º lugar, ao vencer o Germânia na disputa de shootouts após o empate em 1 a 1 no tempo normal.
Já na disputa pelo bronze, o Desterro, que jogou a competição com um elenco composto praticamente por atletas da base, derrotou os gaúchos do Província de São Pedro pelo placar de 5 a 2. Destaque para o atacante Lucas Patriota que balançou as redes três vezes na partida.
A final foi disputada até o último minuto. Jogo de marcação pegada e oportunidades desperdiçadas dos dois lados. Mesmo quando o Florianópolis abriu 2 a 0 no placar já no segundo tempo, a resposta de Macau veio menos de um minuto depois com gol de Lucas Venâncio. Apesar da pressão nos últimos minutos, o placar se manteve em 2 a 1 e a vitória ficou com os catarinenses do Floripa que comemoraram muito o novo título. Nas premiações individuais do torneio, Luis Felipe “Lua” Réus, do Florianópolis, foi o artilheiro com 9 gols, Augusto “França” Felipe, do Macau, foi o melhor jogador e Maurício Crnugely, também do Macau, o melhor goleiro.
A classificação final do torneio ficou assim:
1º Florianópolis Hóquei Clube (SC)
2º Macau Esporte Clube (SP)
3º Hóquei Clube Desterro (SC)
4º Província de São Pedro Hóquei Clube (RS)
5º Grêmio Interlagos de Hóquei sobre a Grama (SP)
6º Sociedade Germânia (RJ)
Nos dias 20 e 21 de maio será a vez do feminino que entra em quadra no ginásio do CEI em Campo Bom, RS, para ver quem fatura o título entre as mulheres.