Marco La Porta e Yane Marques eleitos à presidência do COB
A partir de janeiro de 2025, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá um novo presidente. Marco La Porta venceu, na última quinta-feira, dia 3, a eleição geral e comandará a entidade durante o ciclo olímpico Los Angeles 2028. Ao seu lado como vice-presidente, La Porta terá a medalhista olímpica do pentatlo moderno Yane Marques. Com apoio dos atletas, a chapa composta por Marco La Porta e Yane Marques venceu a disputa contra Paulo Wanderley e Alberto Maciel Júnior por 30 a 25. Assim, La Porta será o 10º presidente do COB, com Yane Marques se tornando a primeira mulher vice-presidente da entidade.
O colégio eleitoral do COB é formado pelos 55 membros de sua Assembleia Geral. Atualmente, a Assembleia Geral do COB é composta pelos 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno filiadas ao COB; pelos dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) – Andrew Parsons e Bernard Rajzman; e por 19 representantes da Comissão de Atletas.
A votação da Comissão de Atletas foi um diferencial para a vitória da chapa. A representatividade dos atletas foi celebrada por Yane Marques.
Marco La Porta foi oficial do Exército durante 30 anos e na sua época nas forças armadas praticou o triatlo e se tornou treinador da modalidade. Em 2017 ele foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Triatlo e no ano seguinte assumiu a vice-presidência do COB. Yane Maeques foi medalhista olímpica do pentatlo moderno em Londres-2012, sendo a maior atleta da história do Brasil na modalidade. Após se aposentar, Yane foi para a gestão pública, trabalhando nas secretarias de Esportes e de Educação da prefeitura do Recife. Yane Marques também já foi presidenta da Comissão de Atletas do COB (CACOB).