Notícias do Hóquei

Para Hóquei será incluído como esporte de demonstração nas Olimpíadas Especiais

A Special Olympics anunciou que o hóquei para pessoas com deficiência intelectual, conhecido como Para Hóquei ID ou Hóquei ID, será incluído como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos Especiais de Berlim, em 2023.

A Special Olympics, fundada em 1968, tem a inclusão em seu cerne. Sua missão, que permaneceu inalterada nos últimos 52 anos, é “criar um mundo melhor, promovendo a aceitação e inclusão de todas as pessoas”.

No evento de junho de 2023, em Berlim, 7.000 atletas das Olimpíadas Especiais de 170 países competirão em 24 esportes. Haverá uma equipe de apoio de 3.000 treinadores e 20.000 voluntários.

É aqui que o Para Hóquei fará sua estreia, com 12 a 15 nações representadas, como um esporte de demonstração – um dos dois esportes escolhidos em um campo de 10.

Thomas Gindra, vice-presidente de esportes das Olimpíadas Especiais, comentou sobre a decisão: “Todas as inscrições foram convincentes, mas o hóquei sobre a grama e o remo estavam um pouco à frente no final. Esses são esportes estabelecidos que têm muito potencial para promover o cenário esportivo inclusivo na Alemanha junto com as Olimpíadas Especiais. Com o hóquei sobre a grama e o remo, queremos enviar um forte sinal de que cada vez mais esportes e clubes estão aderindo ao movimento das Olimpíadas Especiais e, assim, melhorando a vida das pessoas com deficiência intelectual.”

A força motriz por trás da inclusão do Para Hóquei é Norman Hughes, que é o líder do projeto FIH Hockey ID. Ele explicou que a jornada até este ponto para o Para Hóquei começou para valer em 2015, quando o presidente da Federação Europeia de Hóquei e membro do Conselho Executivo da FIH, Marijke Fleuren, apresentou Hughes a Natascha Bruers, diretora de esportes da Special Olympics Holanda. Uma conversa levou a outra e, eventualmente, Hughes se viu apresentando o Para Hóquei no Congresso das Olimpíadas Especiais em 2019.

O presidente do FIH, Dr. Narinder Dhruv Batra, disse: “A FIH tem um grande compromisso com a inclusão e a notícia de que o Para Hóquei será um esporte de demonstração nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais de 2023 em Berlim mostra o enorme progresso que está sendo feito na comunidade internacional do hóquei nesta área do nosso esporte.”

A CBHG já está verificando como iniciar a prática do Para Hóquei no Brasil.

Leave a Reply