Projeto Curta Hóquei Escolar leva o esporte para Escolas Municipais do Rio de Janeiro
A Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor (CBHG), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Gerência de Projetos Pedagógicos Extracurriculares (GPPE), promoveu com sucesso o Projeto Curta Hóquei Escolar. Realizado ao longo do mês de junho, o projeto incluiu três encontros online dedicados aos “Diálogos Eficientes em Hóquei”, seguidos por uma “Vivência Prática de Hóquei” presencial no Centro Olímpico de Hóquei em Deodoro, Rio de Janeiro.
Luciana Mingroni e Thais Andrade, instrutoras da CBHG, em conjunto com Thiago Mello, Coordenador de Desenvolvimento da CBHG, foram os responsáveis por liderar o curso. Seu objetivo foi capacitar 25 professores de escolas municipais do Rio de Janeiro, em 11 coordenadorias regionais de educação, para implementar aulas de Hóquei nas escolas.
Cada escola recebeu um Kit Curta Hóquei, composto por tacos e bolas de plástico, produzidos pela CBHG para projetos de Iniciação Esportiva como este, buscando facilitar o ensino do esporte. Muito além de apenas atender aos padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação e Cultura, esse projeto busca promover o desenvolvimento integral dos alunos através da prática esportiva, sempre alinhado com a proposta pedagógica desenvolvida na rede municipal de ensino, contribuindo na aprendizagem motora, além de aspectos cognitivos e sócio afetivo das crianças e jovens.
A aplicação das aulas será feita dentro do horário curricular dos alunos, durante as aulas de Educação Física, de acordo com o calendário e planejamento pedagógico elaborado pelo professor. Podem participar do projeto, alunos regularmente matriculados nas escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro, à partir do 3º ano do ensino fundamental.
Após a capacitação, os professores estão prontos para introduzir o Hóquei nas aulas de Educação Física, utilizando técnicas de iniciação esportiva adaptadas ao ambiente escolar. Além disso, a CBHG planeja organizar eventos futuros, como o Festival de Hóquei e Clínicas com atletas das Seleções Brasileiras, para estimular a participação e aprimorar o ensino do esporte.