Seleção feminina de base inicia treinamentos no Rio
A seleção brasileira de hóquei feminina sub-18 iniciou hoje (08/01) um período de treinamentos focado na disputa do Pan Americano Júnior da modalidade em 2020. Dando continuidade ao processo de estruturação e organização da modalidade no país, essa é a primeira vez que um grupo de atletas femininas da categoria sub-18 faz parte de uma concentração oficial e a preparação vai até o dia 13, domingo. O grupo conta com atletas de clubes do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, ou seja, de todos os estados federados.
A formação oficial de equipes nacionais da categoria sub-18 teve início no ano passado com a seleção masculina que disputou o Campeonato Pan Americano da Juventude, competição que distribuía vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude disputados em Buenos Aires. A equipe nacional masculina fez uma boa campanha na fase de grupos, mas acabou eliminada nas quartas de final, terminando a competição em quinto lugar.
Do grupo que está no Rio de Janeiro, a atleta Anna Bharbara Maia, do Rio Hockey Clube, já fez parte da seleção feminina na categoria adulta, que no ano passado disputou a “Hockey Series Open”, em Santiago, no Chile. O técnico Miguel Ferreira convidou atletas da seleção feminina adulta para participar dos treinamentos com as jogadoras sub-18, elevando, com isso, o nível dos treinamentos e permitindo que as atletas da categoria adulta transmitam um pouco da experiência internacional adquirida por elas.
A expectativa é que ambos os grupos sejam acompanhados até a disputa do Pan Americano Junior em 2020 e que talentos da base sejam aproveitados também na seleção principal, como foi o caso, no masculino, dos atletas Vinicius Vaz, Bryan Froelich e Lucas Lemos que disputaram, também no ano passado, sua primeira competição pela seleção adulta masculina.