Notícias do Hóquei

Brasil no Pan da Juventude: experiência adquirida e saldo positivo

A Seleção Brasileira Masculina sub-18 encerrou sua participação no Campeonato Pan Americano da Juventude realizado no início deste mês na cidade de Guadalajara, México, na quinta colocação. Apesar da medalha não ter vindo, o saldo da primeira participação do Brasil em torneios de Hockey5s internacionais é positivo. Foram 4 vitórias e 2 derrotas, 25 gols marcados contra 10 sofridos, além do prêmio individual de artilheiro da competição para o atacante Vinicius Vaz que marcou 9 gols no torneio, empatando com Facundo Sarto, da Argentina, e Luis Villegas, do México, ambos das seleções finalistas do campeonato.

O treinador da seleção masculina, Claudio Rocha, viu uma grande evolução no elenco desde o início da preparação, que durou cerca de 20 dias, até o último jogo da competição.

“No início, não sabíamos o que esperar, o clima era diferente, um grupo inexperiente, mas após os primeiros amistosos no México, vimos que era possível sonhar com a vaga nas semifinais e até algo a mais. Infelizmente, no jogo contra o Paraguai, faltou um pouco mais de bagagem, o nervosismo atrapalhou nosso desempenho, mas a equipe está de parabéns. Com certeza, num futuro próximo, veremos, se não todos, a maioria destes atletas atuando tanto na seleção sub-21 em 2020, quanto na seleção principal, se mantiverem o nível de comprometimento e evolução que vem demonstrando”.

E este aproveitamento dos atletas da base já começou: dois dos atletas que estavam na seleção sub-18 já foram incorporados ao elenco da seleção adulta para os Jogos ODESUR que acontecem em maio na cidade de Cochabamba, Bolívia. O lateral Paulo Márcio Monsores, do Deodoro H.C., que já esteve na seleção adulta ano passado na Copa Pan Americana está de volta à seleção adulta para os jogos sul americanos assim como o atacante Vinicius Vaz, que fará sua estreia na seleção principal.

Veja abaixo algumas das imagens da nossa seleção sub-18 masculina durante o Pan da Juventude no México: